sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Temos de tomar café um dia destes


Todos nós temos aqueles amigos/conhecidos com os quais passámos uns agradáveis momentos uma ou duas vezes, ou talvez um pouco mais que isso, mas num passado deveras afastado.

Por um motivo ou por outro esses momentos não obtiveram continuidade: falta de oportunidade, eventos ou por mera preguiça. Não obstante o afastamento, aquela pessoa, aquela cara, aquele sorriso, aqueles momentos, ficam sempre gravados na nossa memória.

Assim sendo, cada vez que nos cruzamos com esse alguém, seja em plena rua ou num café, sentimo-nos na obrigação de cumprimentar, trocar umas palavras amigas, procurar saber o que tem ocorrido na sua vida e acima de tudo partilhar a presença das saudades. E será que é isto que acontece? Para muitos talvez seja, mas no meu caso as minhas palavras parece que ficam presas, pelo encontro tão inesperado, pelo tempo que se passou, pelo medo da reação.
Por isso, tudo o que sai é: “Olá!... Há quanto tempo…. Está tudo bem? … Temos de tomar café um dia destes!”

E depois tudo recomeça, o café não é tomado, voltamos a ter um encontro imprevisto e a conversa é exatamente a mesma.

Se gosto que as coisas sucedam desta maneira? Se preferia atravessar a rua antecipadamente e evitar estas trocas de palavras? Se minto quando profiro que quero combinar o café?
No fundo eu sinto o que digo, embora quisesse dizer mais e mais. Eu queria ir tomar café um dia destes, ou melhor, um dia desses, no passado distante, quando uma troca de olhares não tinha nada de desconfortável, quando a nossa amizade era promissora, uma folha em branco com uma linha apenas, e não um livro com tantas páginas por preencher.

Resta-nos apenas as memórias do que foi, a especulação do que podia ter sido, e a esperança de que um dia o destino nos coloque num novo livro, onde não deixaremos as páginas em branco.

4 comentários:

  1. ui, tenho tantas pessoas destas na minha vida.

    ResponderExcluir
  2. concordo, perfeitamente.

    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Como eu te percebo!
    às vezes é uma questão de tempo (isto falando de cafés com pessoas de que gosto), uma questão de organização...
    Agora quando são pessoas que quero bem longe...normalmente digo olá, tudo bem e adeus...Aprendi que se alguém é mau ou tóxico não deve ficar na minha vida. São preferíveis poucos amigos mas bons.
    Adorei o teu post!
    Beijinhoo*

    http://stylefromwonderland.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Acho que isto acontece a toda gente... por mais que não seja por pura perguiça, tal como tu disseste...

    De blogs deste género, gosto bastante do teu e da forma como tu escreves!! Parabéns :)

    beijinhos,
    http://dressedrock.blogspot.pt/

    ResponderExcluir