domingo, 15 de setembro de 2013

E se eu fosse um objecto?




Em sentido lato, objecto é o “fim do ato”, da faculdade ou atitude psíquica.
No sentido estrito é qualquer coisa conhecida ou querida, mas unicamente aquilo que está diante do sujeito com independência deste e ao qual este deve se amoldar.

Um objeto não tem vida, não olha, não fala, não sente. Estou rodeada de objectos e todos eles estão simplesmente imóveis, à espera de absolutamente nada.

Uma boneca está de olhos postos em mim, a sorrir. Tem um lindo cabelo loiro, uns olhos azuis penetrantes e um ar angelical, que transmite confiança. Sempre que eu me sento neste sitio exato, ela está a olhar para mim. No entanto, quando eu saio daqui e vou viver a minha vida noutro local, ela continua ali a olhar para o vazio, sorridente, sem a mínima consciência de nada.

Este sofá onde estou sentada, vive para levar com pessoas e cobertores em cima. Uma ou duas vezes por ano alguém o arrasta para um sitio diferente para quebrar a monotonia da sala de estar. E são esses os pontos altos da vida inexistente do querido sofá.

Os objectos que me rodeiam têm uma coisa a favor deles: eles não sofrem. Quando alguém os deixa cair, quando recebem um pontapé, ou quando alguém lhes chama inúteis, eles não estão nem aí.
Não têm nada a perder na vida e jamais ganharão algo. Não têm de lutar por nada, porque tudo aquilo que podem ter é a própria existência. Enquanto todas as pessoas passam por eles ocupadíssimas, preocupadas, stressadas, eles continuam na serenidade do seu posto, sem obrigações, sem aborrecimentos.

Se eu fosse um objecto a verdade é que eu iria odiar. Iria odiar passar os meus dias incapacitada no mesmo sítio, onde alguém decidiu deixar-me. Iria odiar não poder intervir no mundo fantástico que me rodeia. Iria odiar não ter emoções, sejam elas boas ou más. Iria odiar não poder ir usufruir de um belo dia de sol quando queria, ou enroscar-me num cobertor no Inverno. Na realidade não iria odiar nada, porque não iria sentir nada.

Posto isto, e confirmado que ser um objecto afinal tem ínfimas desvantagens, pergunto-me: como é que passo tantos dias da minha vida a tentar ser um objecto, se é algo que me desagrada tanto?


Porquê passar tantos dias simplesmente a existir? Porquê não intervir mais no mundo, experimentar mais emoções? Aproveitar o facto de ter vida, e não ser um objecto  Está na hora de cortar na preguiça e ganhar alguma animação!

5 comentários:

  1. Bem... O teu texto faz-me pensar' <3

    Adorei o post.

    Já te sigo ;)

    maniac4moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Identifiquei me bastante com o post, e lindo :)
    gostei muito do blog e ja estou a seguir XD

    ResponderExcluir
  3. gostei tanto do texto! muito mesmo :D
    R. obrigada ! E tu ganhaste mais uma seguidora, parabéns escreves lindamente!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post e do blog :) é claro que ja sigo*
    http://tensecondstomidnight.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. O gosto da vida está nas emoções não nas nossas posses (:

    ResponderExcluir